Projeto Mawako, despedida da família indígena na nossa Paróquia

Projeto Mawako, despedida da família indígena na nossa Paróquia

Nossa Paróquia acolheu durante 4 anos, com o Projeto MAWAKO, a Família indígena do Ronil, que se formou em Enfermagem recentemente e agora retornam para sua comunidade Baniwa em São Gabriel da Cachoeira – Amazonas com o objetivo de colocar todos os seus conhecimentos em prática!.
.
Este ano, também tivemos aqui em São Paulo – Brasil o nascimento de seu filho.
.
Agradecemos por toda a convivência e aprendizado conosco durante esses anos!
.
Que todo o conhecimento, experiências, lembranças e aprendizados sejam levados à toda sua comunidade com o amor que nos deixou! 
.
Que em nossos corações carreguemos sempre as boas lembranças desta família!
.
O Projeto Mawako nasceu do Curso de Fé e Política realizado entre 2014 e 2015 (promovido pela CNBB e PUC Rio). Seu objetivo vai além da música, ele deseja contribuir no desenvolvimento das comunidades e do povo Baniwa.
.
“Trinho Paiva, professor Baniwa e vereador de São Gabriel da Cachoeira, compartilhou as dificuldades enfrentadas na região do Rio Negro, sobretudo, na região do Içana. Falou também ao grupo do curso, quais principais anseios dos jovens Baniwa, e a preocupação dos mais velhos em relação a transmissão de conhecimentos a estes. E como resultado dessa reflexão, chegou-se a uma conclusão, fazer alguma ação que incentive os jovens a valorizar as músicas tradicionais através de instrumentos musicais dos “brancos”. Assim foi criado o Projeto Mawako. (Mawako é um instrumento musical usado comumente pelos povos indígenas do Rio Negro).”
(Fonte: https://rbaniwa.wordpress.com/tag/projeto-mawako/)